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07.12.2015 16.58
Marketing Concretta
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07
dezembro

Sem Título-2

As franquias são uma opção de negócio para quem quer empreender  contando com o apoio e a assessoria de quem já alcançou o sucesso empresarial, o franqueador. Segundo o consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Erlon Labatut, qualquer novo negócio envolve riscos por não saber a aceitação do produto ou serviço e ainda outros aspectos como a seleção de bons fornecedores, funcionários e as melhores estratégias de marketing. “Nas franquias estas variáveis já foram estudadas e o franqueador já sabe o que fazer na maioria dos casos e, assim, tem condições de dar todo o suporte”, explica. Labatut reforça que, na última década, o Produto Interno Bruto (PIB) gerado pelas franquias apresentou um crescimento superior à média nacional. “Os números do setor vem crescendo continuamente tanto em quantidade de marcas, de unidades franqueadas e também em faturamento geral e este sucesso deve-se principalmente ao amadurecimento e a profissionalização dos profissionais envolvidos nesse mercado”, pondera.

 E ele tem 5 dicas para você que pensa em ter uma franquia

 1-Identificação

Procure identificar seu perfil de negócio, pois não adianta investir em um ramo apenas pensando na lucratividade. “Não adianta uma pessoa que não gosta de animais investir em um Pet Shop, por exemplo, pois, provavelmente, esta pessoa não terá muito sucesso, mesmo que o negócio seja muito bom”, explica o consultor.

 2-Investimento

Defina bem o valor que quer e pode investir. “Não é uma boa ideia investir todo o capital disponível em uma franquia, pois, desta forma, ao iniciar o negócio já terá uma enorme pressão para recuperar o capital investido e, nem sempre, as coisas acontecem como o esperado”, ensina Labatut.

 3-Pesquisa

Invista tempo analisando e conhecendo a franquia desejada. “Visite várias unidades e converse com novos franqueados e também com os que já são mais antigos na rede, pois o relato deles pode ajudá-lo a conhecer os meandros do negócio”, pondera o consultor.

 4-Analise

Segundo Labatut, há um documento chamado Circular de Oferta de Franquia (COF) que deve ser bem analisado. “Este é um documento obrigatório pela lei de franquias e deve ser entregue antes da assinatura do contrato no qual constam todos os detalhes da operação. Este é considerado um dos instrumentos mais utilizados judicialmente em caso de litígio entre as partes”, explica.

 5-Retorno de investimentos

Outra dica do especialista é ficar atento a estimativa de lucratividade e rentabilidade do negócio, bem como o tempo previsto para o retorno do investimento. “Elabore um plano de negócios e veja se os números de lucratividade são coerentes com a realidade do negócio”, destaca.

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